• Home
  • Notícias
  • Estudo “Percepção do Valor das Vacinas”: Sucesso define PNV
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Estudo “Percepção do Valor das Vacinas”: Sucesso define PNV

Estudo “Percepção do Valor das Vacinas”: Sucesso define PNV

Partilhar

Sucesso é a palavra-chave que define o Programa Nacional de Vacinação (PNV), de acordo com a opinião de mais de 93% dos profissionais de saúde, algo que é comprovado pela taxa de vacinação de 80% na população adulta e cerca de 95% na população pediátrica. Além disso, a população reconhece que o PNV tem como objectivo a prevenção de doenças, mais de 80% da população sabe a razão de ser vacinada e cerca de 95% tem conhecimento que o PNV é gratuito. Todavia, menos de 60% das pessoas sabe a quem se destina o PNV.

Estas são conclusões do Estudo “Percepção do Valor das Vacinas”, cuja apresentação decorreu no dia 20 de Abril, na Fundação Oriente. Organizado pela APIFARMA, o evento aconteceu no âmbito da Semana Europeia da Vacinação e inclui uma análise e comentários ao estudo na óptica de diversos especialistas.

Todos os participantes deste estudo reconhecem a importância para a saúde pública da investigação de novas vacinas, a protecção que as vacinas conferem e o seu contributo para a diminuição/eliminação de algumas doenças a nível mundial. Também consideram que a vacinação não é apenas importante para as crianças, mas também para os adultos.

Quanto ao nível de conhecimento sobre as vacinas que integram o PNV, o estudo demonstra que é elevado, especialmente por parte dos profissionais de saúde. Entre a população, as vacinas com maior notoriedade são as da gripe, da COVID-19, do sarampo e do tétano.

A vacinação é um factor crítico e fundamental na saúde pública e no envelhecimento saudável da população, segundo este estudo, que também indica que o custo das vacinas é a principal razão para a população não ter disponibilidade para comprar vacinas extra PNV e um dos principais motivos para os profissionais de saúde não recomendarem vacinas extra PNV. Ainda assim, a recomendação de vacinas extra PNV faz parte da rotina dos pediatras, com taxas de aconselhamento superiores a 80%, sobretudo vacinas contra a doença meningocócica, rotavírus e gripe.

Mais de 95% dos pais de crianças e adolescentes com menos de 18 anos são da opinião que as vacinas com indicação pediátrica devem estar integradas no PNV e, apesar do custo das vacinas poder ser uma barreira, mais de 70% das pessoas deste grupo estão dispostas a pagar por vacinas extra PNV, se forem recomendadas pelo médico.

A comunicação das entidades de saúde, em especial da Direcção-Geral da Saúde (DGS), deve ter um papel muito activo para continuar a esclarecer profissionais de saúde, tentando deste modo posicionar-se também como principal fonte de informação da população, não permitindo que a desinformação ganhe espaço, refere o estudo.

Os resultados deste estudo resultam de inquéritos a profissionais de saúde e à população em geral e, de acordo com o mesmo, o PNV tem evoluído ao longo dos anos, mas na opinião dos inquiridos ainda pode ser optimizado, quer seja pelo alargamento de algumas vacinas já existentes no programa a certos grupos de pessoas, quer seja pela inclusão de novas vacinas.
A Semana Europeia da Vacinação é assinalada na última semana de Abril todos os anos com o intuito de reforçar a importância do acesso equitativo e alargado às vacinas. “Prevenir. Proteger. Vacinar” é o slogan escolhido para 2023.

Consulte o estudo aqui.