Actividade

Ambiental

A Indústria Farmacêutica é a única entidade financiadora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Medicamentos (SIGREM).A sua criação, em parceria com os outros intervenientes da “fileira do medicamento”, representou, em 2001, uma antecipação à legislação sobre esta matéria.

Valormed: valorizar os resíduos de medicamentos

 

O Sistema é gerido pela Valormed, uma sociedade por quotas que tem como sócios a APIFARMA, em representação da Indústria, a ANF, representando as farmácias e a ADIFA e a GROQUIFAR, que representam os grossistas.

 

A Valormed é responsável pela gestão dos resíduos das embalagens de medicamentos e dos medicamentos fora de uso após consumo e abrange todo o ciclo do medicamento – o destino final é a incineração, com aproveitamento energético, que garante a total segurança e salvaguarda da Saúde Pública, proporcionando ainda significativas mais-valias para a preservação do meio ambiente.

 

As embalagens de medicamentos e os medicamentos fora de uso são um resíduo que deve ser devidamente tratado, tal como os outros resíduos sólidos urbanos, para minimização do impacto ambiental. No entanto, enquanto resíduo, o medicamento apresenta especificidades que justificam a criação de um sistema de recolha autónomo, onde são integrados cuidados especiais, nomeadamente através de contentores identificados e invioláveis – para que esses resíduos não possam ser acedidos facilmente, por razoes de Saúde Pública. Por outro lado, o Sistema assegura que os resíduos de medicamentos não se misturem com os outros resíduos urbanos, contaminando-os e impossibilitando a sua valorização, quer nos processos de compostagem quer de reciclagem.

 

Para além do financiamento da Valormed, a contribuição da Indústria Farmacêutica para um melhor ambiente manifesta-se ainda nos esforços que as empresas têm desenvolvido ao nível da sua actividade, por exemplo, através de reciclagem dos resíduos de embalagens industriais, que regista elevados índices.

 

Consulte mais informações aqui

Associados Apifarma

A APIFARMA tem 115 empresas associadas. Consulte a lista.

Ver listagem de associados

Fale connosco

Tem alguma questão sobre o nosso site, serviços e áreas de intervenção?

Contacte-nos