Procurar
Close this search box.

Media

Podcasts

O “Pela Sua Saúde” é um podcast que junta personalidades para debater, de forma descontraída, a atualidade da Saúde, da Ciência e da Sociedade.
Partilhar

Pela Sua Saúde

A saúde é vista, muitas vezes, como uma despesa. Mas como pode olhar-se dessa forma se estamos a salvar vidas? Ricardo Ferreira Reis, economista, ajuda-nos a olhar para a saúde como um investimento.
A necessidade de uma estratégia de longo prazo para atrair investimento em Saúde foi uma das mensagens centrais deixadas por Guy Villax, Presidente do Health Cluster Portugal e Administrador da Hovione, na primeira edição de 2024 do podcast Pela Sua Saúde, numa parceria entre a APIFARMA e o jornal Observador.
O acesso a medicamentos inovadores pode ser melhorado se houver mais celeridade na sua aprovação e se existir mais organização do SNS defendem Ana Sampaio, Presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa & Doença de Crohn (APDI), e Alexandre Guedes da Silva, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), convidados deste mês do podcast “Pela Sua Saúde”.
As jornalistas Cláudia Godinho e Paula Fernandes Teixeira, duas das vencedoras da 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, são as convidadas do podcast pela “Sua Saúde”, de Junho.

A hipertensão arterial pulmonar é uma doença incapacitante e incurável para a qual existe tratamento, apesar de sub-diagnosticada em Portugal. Dulce Barbosa, da Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar, e Sofia Alegria, médica cardiologista, especialista em hipertensão pulmonar, são as convidadas para falar deste tema no podcast “Pela Sua Saúde”, de Maio.

O médico de família Nuno Jacinto e o pediatra Hugo Rodrigues protagonizaram o podcast “Pela Sua Saúde” da APIFARMA. Manter o voto de confiança no Programa Nacional de Vacinação (PNV) foi uma das mensagens evidenciadas. “O meu conselho para o futuro é prolongar este presente porque estamos bem”, afirma Hugo Rodrigues. Nuno Jacinto, que preside a Associação de Medicina Geral e Familiar, completa a mensagem acrescentando que, quanto ao futuro da vacinação em Portugal, é necessário “manter a confiança, continuar a acreditar na eficácia das vacinas e dos seus efeitos”.


Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica · EP16 – Deontologia E Compliance

Urgente actualizar o quadro regulatório da Indústria Farmacêutica.
É fundamental actualizar o quadro regulatório nacional da Indústria Farmacêutica quanto à informação e aos programas de apoio aos doentes, evidenciaram Ana Marta Cunha, responsável pela área de compliance da Janssen e membro do Grupo de Compliance da APIFARMA, e Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, no podcast Pela Sua Saúde, da APIFARMA

Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica · EP15 – Insuficiência Cardíaca – Ganhos na Detecção Precoce A importância do diagnóstico precoce de insuficiência cardíaca (IC) para (con)viver com a doença é um dos pontos-chave do podcast de Fevereiro da APIFARMA. Participaram nesta edição de “Pela sua Saúde” Maria José Rebocho, médica cardiologista e membro do conselho técnico científico da AADIC – Associação de Apoio aos Doentes com IC, e Ana Paula Vital, que foi diagnosticada com IC em 2017.
Minimizar o impacto do sector da saúde no ambiente implica a colaboração de todos os intervenientes no sistema, defendem os convidados do podcast de Janeiro da APIFARMA: Luís Campos, médico e presidente do novo Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA), e Nuno Flora, presidente da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).
O Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, da Convenção Nacional da Saúde (CNS), esteve em foco na edição de Novembro do podcast da APIFARMA. Eurico Castro Alves, o presidente da CNS, e João Condeixa, um dos autores deste relatório, apresentam no podcast o projecto elaborado por uma equipa multidisciplinar que junta médicos, farmacêuticos, economistas, juristas e matemáticos e que foi divulgado publicamente a 9 de Novembro.
O serviço de dispensa de proximidade de medicamentos pode ser massificado no território nacional? Esta foi a pergunta central do debate no podcast mensal “Pela Sua Saúde” da APIFARMA, que contou com a presença de Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácia (ANF) e de Paulo Sousa, presidente do conselho de administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).
No mês que a APIFARMA dedica à Literacia em Saúde, o podcast mensal “Pela Sua Saúde” contou com a presença de Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direcção-Geral da Saúde (DGS), e Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS).
Na 6.ª edição dos prémios “Jornalismo em Saúde”, entregues no passado mês de Junho, sete jornalistas foram premiados pelos seus trabalhos nesta área. A importância de informar de forma clara e credível a população e o peso destes prémios no trabalho de um jornalista marcaram o podcast mensal da APIFARMA “Pela Sua Saúde”, que contou com a participação de dois dos vencedores: Lúcia Gonçalves e Filipe Santa-Bárbara.

SNS tem de ajustar a tabela de análises às necessidades
Prevenir em vez de apenas tratar pouparia muito ao Estado, que deve estar atento aos novos biomarcadores. Se forem excluídos, indústria deixará de investir.
A conversa foi moderada por Paulo Sequeira Dias, da APIFARMA, com a participação do imunoalergologista Pedro da Mata e do farmacêutico Rui Pinto, professor da Faculdade de Farmácia e membro da direcção da Ordem dos Farmacêuticos. Os dois especialistas, sublinharam que os laboratórios são “uma peça fundamental não só no diagnóstico da doença”, mas também na confirmação da história clínica, na monitorização dos sintomas e no acompanhamento da terapêutica.

A importância de criar condições para envolver os pacientes nos ensaios clínicos e aumentar o investimento do Estado neste esforço foi defendida no podcast mensal da APIFARMA, onde foi ainda apresentada a ideia de um “balcão dos ensaios clínicos”.
A edição de Maio de “Pela Sua Saúde” foi moderada por Elsa Branco, ex-coordenadora do Grupo de Trabalho da APIFARMA para a Investigação Clínica, com a participação de Alexandre Guedes da Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e do neurologista João Massano, do Centro Hospitalar Universitário de S. João.

Na semana Europeia da Vacinação, o desafio de manter a confiança no Plano Nacional de Vacinação (PNV) e a prossecução do esforço de investigação foram alguns dos tópicos destacados pelos convidados do podcast mensal da APIFARMA. Teresa Fernandes, a coordenadora do PNV, recorda que a base desta confiança nacional está na erradicação de doenças, como a poliomielite, que a “população observou” desde a criação do PNV, em 1965, e que “criou em Portugal uma cultura de vacinação”. Francisco Abecassis, pediatra e intensivista no Hospital de Santa Maria, concorda, sublinhando o “orgulho” no PNV, mas acrescenta que o grande desafio é manter essa adesão no futuro.
A invasão da Ucrânia agravou a tendência, já registada nos últimos anos, de aumento dos custos de produção da Indústria Farmacêutica. E, como explicam os convidados do podcast “Pela Sua Saúde” da APIFARMA, José Manuel Zorro, professor no ISEG e António Chaves Costa, vogal tesoureiro na APIFARMA e presidente do conselho de administração da Tecnifar, ao contrário de outras actividades económicas, os crescentes encargos com a produção e distribuição de produtos farmacêuticos não podem ser compensados pela fixação em alta do preço de venda ao público.
A importância do medicamento inovador para a cura e qualidade de vida do doente oncológico, e as consequências da COVID -19 para o diagnóstico e tratamento da doença oncológica em Portugal são os temas centrais do podcast mensal da APIFARMA, “Pela Sua Saúde”. A conversa junta Rui Henrique, Presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Luís Costa, Director do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria (HSM) – Centro Hospitalar Lisboa Norte -, e a jornalista da SIC, Dulce Salzedas, especialista em Saúde.
A conversa com Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XXII Governo  e cabeça de lista do PS , António Sales, incidiu também nas questões que mais preocupam os portugueses como o acesso à inovação, a desigualdade, a demora no acesso à saúde, a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal. António Sales foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura e é médico com a especialidade de Ortopedia e Medicina Desportiva.
“O investimento público em saúde, as questões de liderança, o atraso no acompanhamento de doentes Não-Covid, as parcerias público-privadas e os desafios da inovação foram alguns dos temas que animaram o encontro com o Coordenador Nacional da área da Saúde do Conselho Estratégico Nacional do PSD. António Araújo dirige o Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, é médico e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto.
Numa conversa descontraída, conduzida por André Macedo, Vânia Maia, jornalista da Visão, Nuno Guedes, jornalista da TSF, João Faiões, jornalista da SIC, e Sofia Neves, jornalista do Público analisaram os principais desafios do jornalismo na área da saúde, sobretudo numa altura em que as atenções estiveram voltadas para este sector devido à pandemia.
O primeiro episódio do “Pela Sua Saúde” aborda os desafios que a pandemia de Covid-19 impôs aos Doentes, à Comunicação Social e às empresas farmacêuticas, e a relação entre estes actores ao longo da pandemia. Com Ana Sampaio, Ricardo Costa e Paulo Teixeira.