Actividade
Valor do Medicamento
O estudo “O Valor do Medicamento em Portugal”, elaborado para a APIFARMA com a colaboração de consultores da McKinsey & Company, conclui que os medicamentos inovadores acrescentam valor significativo a Portugal e trazem benefícios superiores à despesa total em fármacos.
O valor dos anos de vida saudável ganhos nas oitos doenças consideradas no estudo representa entre 5 a 7 mil milhões de euros/ ano, acima do gasto total em medicamentos, situado nos 3,8 mil milhões de euros.
Para avaliar os impactos humanos e sociais, foram selecionadas oito áreas terapêuticas: Cancro do Pulmão de células não pequenas, Cancro Colo-Rectal, Esquizofrenia, Infecção pelo VIH/SIDA, Insuficiência Cardíaca, Diabetes, Artrite Reumatóide e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
O estudo conclui que, desde 1990, em Portugal, os medicamentos inovadores foram responsáveis pelo acréscimo de 2 milhões de anos de vida saudável (DALY), dos quais 180 mil apenas no ano de 2016. Evitaram-se mais de 110 mil mortes e a esperança de vida foi prolongada até 10 anos.
No plano social, os medicamentos inovadores permitiram que os doentes continuassem a ser produtivos, gerando cerca de 280 milhões de euros/ano em rendimento adicional para as famílias nas oitos doenças estudadas, o que representa cerca de 1.000 euros/mês por família afectada.
Adicionalmente, os medicamentos inovadores permitiram reduzir hospitalizações e outros custos directos com saúde em cerca de 560 milhões de euros/ano.
O estudo constitui uma inovação em Portugal. Pela primeira vez foram coligidos e analisados dados referentes à realidade nacional, com o objectivo de apresentar uma perspectiva holística sobre o valor dos medicamentos em Portugal, observando três dimensões: valor humano, valor social e valor económico.
O estudo foi apresentado no âmbito do Congresso “Compromisso com as Pessoas. Mais e Melhor Vida” a 30 de Outubro de 2018 no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira).
O Estudo está disponível aqui e a infografia aqui.
Consulte aqui a apresentação do estudo realizada durante o Congresso da APIFARMA.
A versão em Inglês do estudo está disponível aqui e a versão inglesa da Infografia está disponível aqui.