Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Nota de pesar de Maria Isabel Saraiva

Nota de pesar de Maria Isabel Saraiva

Partilhar

A APIFARMA presta a sua homenagem a Maria Isabel Saraiva (1949-2024) e apresenta as suas sentidas condolências à Família e Amigos.

Isabel Saraiva foi Diretora Executiva da APIFARMA durante 20 anos. Iniciou as suas funções em 1987, numa fase em que Portugal tinha aderido à, então, Comunidade Económica Europeia e vivia os desafios de adaptação ao mercado e legislação europeus.

Desde o primeiro momento assumiu, em conjunto com as Direcções da APIFARMA, os desafios da Europa. Preparar a indústria farmacêutica a laborar em Portugal, a APIFARMA e o País para a realidade do mercado interno foram os grandes desafios que assumiu. Para isso, integrou ativamente os diversos grupos criados na EFPIA e na IFPMA e trabalhou na transposição das directivas comunitárias para a legislação nacional, posicionando a APIFARMA como interlocutora privilegiada do Ministério da Saúde e das entidades reguladoras do sector.

Contribuiu também para o crescimento e desenvolvimento da APIFARMA, ajudando a congregar todas as associações numa só, e dotando-a de recursos humanos especializados e preparados para os desafios que a indústria farmacêutica iria atravessar nos anos 90 e no início do novo milénio.

Foi durante 20 anos porta-voz da Indústria Farmacêutica em Portugal e foi reconhecida por todos pelo seu brilho, inteligência, perspicácia, capacidade de trabalho e defesa acérrima das empresas para quem trabalhava. A sua assertividade e domínio dos temas caracterizaram a sua postura institucional.

Na prossecução dos objectivos da APIFARMA participou ativamente nas negociações dos primeiros acordos financeiros sectoriais da Indústria Farmacêutica com o Governo, na criação da Valormed, de que foi gerente, e da PRESIF, de que foi administradora.

Após a saída da APIFARMA dedicou-se aos Doentes, e à defesa de todos aqueles que padeciam de doenças respiratórias, através da sua intervenção activa na RESPIRA. Também nestas funções continuou a participar nas actividades da APIFARMA, quer através de conferências quer na participação de um grupo criado para elaborar o Código de Conduta com as Associações de Doentes.

Neste momento em que Isabel Saraiva nos deixa, a APIFARMA presta a sua homenagem àquela que dedicou uma parte da sua vida a servir e defender a indústria farmacêutica em Portugal.