• Home
  • Notícias
  • Mais saúde e melhor vida com políticas públicas e inovação
Procurar
Close this search box.

Actualidade, APIFARMA

Mais saúde e melhor vida com políticas públicas e inovação

Mais saúde e melhor vida com políticas públicas e inovação

Partilhar

A inovação e a prevenção são elementos fundamentais para garantir melhor qualidade de vida e mais saúde. Esta foi uma das principais conclusões da conferência “Mais Saúde, Melhor Vida”, organizada pelo Conselho da Saúde, Prevenção e Bem-estar da Confederação Empresarial de Portugal (CSPBE-CIP), da qual a APIFARMA é parceira.

A sessão teve lugar no dia 27 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, e contou com a participação de diversos especialistas, que debateram a importância das políticas públicas de promoção da saúde e da inovação.

João Almeida Lopes salientou que é “fundamental haver um maior investimento em saúde”. Atendendo ao aumento da esperança média de vida, apontou como desafio garantir a qualidade de vida às pessoas e reforçou a importância da “independência estratégica” da União Europeia.

Também o presidente da CIP, Armindo Monteiro, sublinhou que a saúde deve ser “encarada como uma prioridade”, sendo necessário “um sistema de saúde que conte com todos, numa convergência de esforços entre público, privado e social, sempre com as pessoas no centro das preocupações e das respostas”.

Para o alto-comissário da Convenção Nacional da Saúde, António Lacerda Sales, que participou como keynote speaker na sessão, prevenção é a palavra-chave para assegurar mais saúde à população.

E recorrer a novas tecnologias, nomeadamente inteligência artificial, é fulcral para garantir melhor vida às populações, conforme referiu e exemplificou o segundo keynote da conferência, Miguel Mascarenhas, CEO da DigestAID e fundador da Unidade de Medicina de Precisão do Hospital de São João.

A aposta na prevenção, com a criação de políticas públicas elaboradas a pensar no cidadão, foi enfatizada durante o painel de debate moderado pela presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino. Participaram nesta discussão Alexandre Guedes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, o chef Nuno Queiroz Ribeiro, Rita Bonacho, vogal da Confederação dos Agricultores de Portugal, e Rui Minhós, administrador da Tabaqueira.

 

A inovação ao serviço das pessoas foi o tema central do painel de debate moderado por Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, e no qual participaram Luís Pereira, director-geral da Medtronic, Miguel Mascarenhas, CEO da DigestAID, Pedro Duarte, director de Assuntos Externos e Jurídicos da Microsoft, e Ricardo Baptista Leite, director executivo da I-DAIR.