• Home
  • Notícias
  • “Importância da investigação clínica cresceu na última década”
Procurar
Close this search box.

Podcast

“Importância da investigação clínica cresceu na última década”

“Importância da investigação clínica cresceu na última década”

Partilhar

Os avanços na importância dada à investigação clínica foram destacados por Catarina Resende de Oliveira, professora, cientista e ex-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no podcast Pela Sua Saúde, da APIFARMA, em parceria com o Observador.

“Há uma consciencialização crescente da importância da investigação clínica para a qualidade dos cuidados de saúde a serem prestados aos cidadãos e também na formação dos profissionais de saúde”, defende Catarina Resende de Oliveira, para quem, atualmente, “a saúde é reconhecida como uma força motriz da economia.

Questionada sobre a publicação recente de um despacho que confere maior capacidade e autonomia aos centros de investigação clínica, a cientista considera que se trata de uma medida positiva. “Temos todas as potencialidades para apostar nesta área. Temos recursos humanos de uma elevada qualidade. No entanto, precisamos de um planeamento e de uma estratégia das unidades de saúde para a implementação destas oportunidades”, afirma.

De acordo com Catarina Resende de Oliveira, é essencial haver “uma consciencialização de que apostar na investigação clínica, na criação das oportunidades de financiamento para a saúde, na profissionalização deste tipo de investigação e no envolvimento dos profissionais de saúde significa melhorar uma área que é particularmente importante sobretudo para os nossos doentes”.

Ouça o podcast aqui.