Os avanços na importância dada à investigação clínica foram destacados por Catarina Resende de Oliveira, professora, cientista e ex-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no podcast Pela Sua Saúde, da APIFARMA, em parceria com o Observador.
“Há uma consciencialização crescente da importância da investigação clínica para a qualidade dos cuidados de saúde a serem prestados aos cidadãos e também na formação dos profissionais de saúde”, defende Catarina Resende de Oliveira, para quem, atualmente, “a saúde é reconhecida como uma força motriz da economia.
Questionada sobre a publicação recente de um despacho que confere maior capacidade e autonomia aos centros de investigação clínica, a cientista considera que se trata de uma medida positiva. “Temos todas as potencialidades para apostar nesta área. Temos recursos humanos de uma elevada qualidade. No entanto, precisamos de um planeamento e de uma estratégia das unidades de saúde para a implementação destas oportunidades”, afirma.
De acordo com Catarina Resende de Oliveira, é essencial haver “uma consciencialização de que apostar na investigação clínica, na criação das oportunidades de financiamento para a saúde, na profissionalização deste tipo de investigação e no envolvimento dos profissionais de saúde significa melhorar uma área que é particularmente importante sobretudo para os nossos doentes”.
Ouça o podcast aqui.