• Home
  • Notícias
  • Hélder Mota Filipe: “O Governo vai gerir uma situação anormal, que vai exigir muito mais de todo o sistema de saúde”
Procurar
Close this search box.

A conversa

Hélder Mota Filipe: “O Governo vai gerir uma situação anormal, que vai exigir muito mais de todo o sistema de saúde”

Hélder Mota Filipe: “O Governo vai gerir uma situação anormal, que vai exigir muito mais de todo o sistema de saúde”

Eleito no início do mês como o novo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe é o convidado de fevereiro da entrevista da APIFARMA. O Bastonário deu ênfase à “carga adicional de doença que vamos descobrir quando o nevoeiro da pandemia passar, uma situação anormal, que vai exigir muito mais de todo o sistema de saúde”.

Partilhar

Eleito no início do mês como o novo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe é o convidado de fevereiro da entrevista da APIFARMA. O Bastonário deu ênfase à “carga adicional de doença que vamos descobrir quando o nevoeiro da pandemia passar, uma situação anormal, que vai exigir muito mais de todo o sistema de saúde”. Para enfrentar o problema, propõe que o SNS assuma o papel de “líder de uma nova realidade que deve envolver toda a capacidade instalada (pública, privada e social) para dar resposta às necessidades o mais rapidamente possível”.

 

A importância de o país impulsionar a realização de ensaios clínicos foi outro tema abordado. Hélder Mota Filipe considera que tem havido “falta de estratégica política nesta área, em que Portugal tem condições invejáveis para poder ser competitivo com os países europeus da nossa dimensão”. É preciso que “quem decide tenha verdadeiramente uma ideia clara sobre o que são os ensaios clínicos e o papel que podem ter”, argumenta. O SNS é aqui uma mais-valia para o país, mas “terá de ultrapassar a resposta atomizada, desorganizada, não coordenada que leva Portugal a continuar a desperdiçar a oportunidade” de captar mais ensaios.

 

Assista à entrevista completa: