• Home
  • Notícias
  • APIFARMA e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas unem esforços e criam Bolsa Universitária de Mérito
Procurar
Close this search box.

APIFARMA, Responsabilidade Social

APIFARMA e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas unem esforços e criam Bolsa Universitária de Mérito

APIFARMA e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas unem esforços e criam Bolsa Universitária de Mérito

Partilhar

O Presidente da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, João Almeida Lopes, e o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, assinaram hoje, 27 de Fevereiro, o protocolo conjunto para a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na Reitoria da Universidade do Porto.

O conhecimento e a formação universitária “são, ou deviam ser, os únicos verdadeiros motores do progresso e da promoção social de uma comunidade” defendeu, na cerimónia, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, acrescentando que, no entanto, “só 3% [dos alunos que entraram nas universidades e politécnicos neste ano lectivo] provêm de famílias muito pobres”.

Saudando a iniciativa da indústria farmacêutica, António de Sousa Pereira qualificou-a como “um verdadeiro acto de responsabilidade social e um investimento concreto no nosso futuro colectivo, auxiliando as universidades portuguesas a cumprir uma das suas funções mais essenciais, e também mais belas: a de continuar a imaginar um melhor futuro para as novas gerações de portugueses”.

A Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA é promovida pela indústria farmacêutica e tem como objectivo promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior público para alunos de excelência académica, “não apenas nas áreas da saúde, mas em toda a área do conhecimento”, sublinhou o Presidente da APIFARMA na cerimónia.

Revendo-se a APIFARMA num instrumento que “ajuda a desenvolver e reter talentos”, esta bolsa, além da componente de responsabilidade social, pode, “no futuro, dar um contributo positivo para a competitividade e o desenvolvimento das actividades científicas e empresariais em Portugal”, acrescentou João Almeida Lopes. “Vamos ver resultados e não tenho dúvidas nenhumas que vão ser, seguramente, positivos”.

O Secretário de Estado do Ensino Superior, que agradeceu a iniciativa, considerou que esta vai contribuir para a criação de “mais oportunidades de mobilidade social para aqueles que não tiveram oportunidades no início do seu percurso de vida”, criando “mais possibilidades para que estes estudantes entrem e, sobretudo, entrem também nos cursos mais valorizados, com perspectivas de melhores empregos”.

Na cerimónia foi apresentado um vídeo com o testemunho de dois alunos que beneficiaram da Bolsa Gulbenkian Mais, os irmãos Gonçalo e Afonso Raposo, que estudaram no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

Gonçalo, a fazer o doutoramento no IST e a trabalhar na área da inteligência artificial, reforçou que “a sorte de ter uma bolsa de estudo permite focar a atenção toda num bom desempenho escolar”.

Afonso, programador, qualificou as bolsas de estudo como “uma bóia salva-vidas, que facilita muito o percurso académico”. Mais, defendeu que “instituições investirem em bolsas e permitirem que mais estudantes cheguem ao Ensino Superior, e terem a experiência de se desenvolverem, é o melhor tipo de investimento que se pode fazer”.

Consulte aqui mais informações sobre a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA.

Veja o registo fotográfico do evento aqui.