Procurar
Close this search box.

A conversa

A inovação farmacêutica permitiu reduzir a mortalidade

A inovação farmacêutica permitiu reduzir a mortalidade

Partilhar

Hélder Pereira, que iniciou recentemente o seu mandato enquanto Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, é o convidado de Maio da entrevista da APIFARMA.

Colocar a doença cardiovascular no topo da agenda é uma das suas prioridades, tendo em conta que esta é a principal causa de morte em Portugal, na Europa e no Mundo. “Há a perceção de que há uma grande mortalidade associada ao cancro, assusta mais”, declara, mas “as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte”.

O ensino, a investigação e “trabalhar com comunidade, com a literacia em saúde” são as restantes prioridades do novo Presidente.

A entrevista passou, também, pela evolução das terapêuticas para as doenças do foro cardiovascular. Hélder Pereira destaca o contributo da Indústria Farmacêutica “através da inovação, dos novos fármacos” o que dá “possibilidades em patologias que há pouco tempo não imaginávamos que se conseguisse melhorar a vida, melhorar o prognóstico e reduzir a mortalidade”. Acrescenta, ainda, o contributo desta Indústria na “formação médica e pós-graduada”.

Quanto aos medicamentos, assinala a sua preocupação com o acesso. “O aspecto muito positivo é que temos acesso, em Portugal, aos fármacos mais inovadores. O negativo, é que por vezes tardiamente”. Existe “um atraso importante que era importante corrigir”, defende.

Assista à entrevista completa: