• Home
  • Notícias
  • Testes de diagnóstico in vitro: como uma gota de sangue pode ser suficiente para um diagnóstico precoce
Procurar
Close this search box.

Diagnósticos in vitro

Testes de diagnóstico in vitro: como uma gota de sangue pode ser suficiente para um diagnóstico precoce

Testes de diagnóstico in vitro: como uma gota de sangue pode ser suficiente para um diagnóstico precoce

Terá de se agilizar processos e valorizar a inovação, considera a vice-presidente da APIFARMA

Os testes de diagnóstico in vitro são essenciais nos cuidados de saúde, permitindo diagnosticar precocemente a doença e encontrar respostas para um tratamento mais eficaz. No mês dedicado a estes testes, explica-se como apenas uma gota de sangue é suficiente para detectar infecções, alergias, disposições genéticas e doenças, informação fundamental para garantir uma vida saudável.

 

É disso exemplo a pandemia de COVID-19, na qual os diagnósticos auxiliaram na detecção precoce de cadeias de transmissão e contribuíram para reduzir a disseminação da doença.

 

Sobre os testes de diagnóstico in vitro, as linhas orientadoras da prática da saúde em Portugal são claras: em cerca de 40% dos casos são recomendados testes laboratoriais para definir um diagnóstico ou fazer a gestão clínica de uma doença, sendo que estes testes pesam até 70% nas decisões de diagnóstico clínico – quer em contas de hospitalar, quer em ambulatório.

 

Representando apenas 2% dos custos totais de saúde em Portugal, o investimento nestes dispositivos médicos de saúde é essencial para dissipar dúvidas e encontrar respostas rápidas, fundamentais para um diagnóstico precoce em áreas que vão desde oncologia às doenças raras.

 

Os testes de diagnostico in vitro que, com o desenvolvimento tecnológico, se têm mostrado cada vez mais rigorosos, contribuem ainda para decisões clínicas mais informadas e eficazes com múltiplos benefícios, como a prevenção de doenças, o sucesso da prática clínica, a qualidade de vida e uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde.

 

Assista ao vídeo aqui: