• Home
  • Notícias
  • Estado vai co-vacinar população vulnerável contra a gripe e COVID-19
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Estado vai co-vacinar população vulnerável contra a gripe e COVID-19

Estado vai co-vacinar população vulnerável contra a gripe e COVID-19

Plano inicia-se em Setembro e as empresas associadas da APIFARMA estão disponíveis para acompanhar o esforço de planeamento do Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação sazonal do próximo Outono e Inverno prevê a administração simultânea na população mais vulnerável das vacinas contra a gripe e contra a COVID-19.

 

Este grupo integra os maiores de 65 anos, as pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, os profissionais de saúde e, ainda, os utentes de lares e unidades de cuidados continuados. Está a ser estudada a possibilidade de alargar esta co-vacinação a grávidas e crianças com doenças crónicas, já elegíveis para a vacina contra a gripe.

 

Apresentado no dia 8 de junho pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, o plano de vacinação tem um investimento previsto de 15 milhões de euros para a aquisição da vacina contra a gripe, que pela primeira vez será a tetravalente reforçada.

 

Quanto à COVID-19, o Estado dispõe de 6,9 milhões de vacinas em stock, tendo as responsáveis afirmado que o aparecimento de novas vacinas e/ ou novas variantes podem obrigar a uma adaptação do plano agora apresentado.

 

Tal como sempre, as empresas associadas da APIFARMA manifestam disponibilidade para acompanhar o esforço de planeamento do Ministério da Saúde.

 

A nova fase de vacinação arranca no dia 5 de setembro para as pessoas com mais de 80 anos.