• Home
  • Notícias
  • Conferência “Saúde Digital: Moldar o Novo Futuro da Saúde”
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Conferência “Saúde Digital: Moldar o Novo Futuro da Saúde”

Conferência “Saúde Digital: Moldar o Novo Futuro da Saúde”

No dia 2 de junho, a APIFARMA organizou, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no âmbito da iniciativa eHealthsummit.pt, a Conferência Digital “Saúde Digital: Moldar o Novo Futuro da Saúde”.

Partilhar

A conferência foi constituída por três painéis. O primeiro painel dedicado ao tema “Fomentar a Humanização dos Cuidados de Saúde” contou com a apresentação de Gödze Susuzlu, Coordenadora de Projetos do Fórum Europeu de Doentes, que dedicou a sua intervenção ao tópico “Dados Salvam Vidas: Os dados na perspectiva do doente”. Por sua vez, Dipak Kalra, Presidente do iHD – Instituto Europeu para a Inovação através de Dados em Saúde, abordou o tema “Saúde Digital Europeia: Porque é importante?” O comentário para este primeiro momento esteve a cargo de Tamara Milagre, Presidente da EVITA – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário.

 

O segundo painel, “Desbloquear o poder dos resultados em Saúde”, contou com as intervenções de Suzanne Gaunt, Presidente e Directora-Executiva do ICHOM – Consórcio Internacional para Medição de Resultados de Saúde, que dedicou a intervenção ao tema “Porquê medir resultados e custos”, e de Marta Soares, Médica Oncologista e Directora Clínica no IPO – Instituto Português de Oncologia do Porto, que apresentou “O caso Português” da medição de resultados. Cláudia Furtado, Directora da Divisão de Avaliação das Tecnologias de Saúde no INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, comentou as intervenções do painel.

 

O último painel abordou “A importância da colaboração para o futuro da Saúde Digital”. A intervenção de Gabriela Lavezzari, Vice-Presidente do Grupo de Trabalho para a Saúde Digital da EFPIA – Federação Europeia da Indústria e Associações Farmacêuticas, focou-se no tema “O Contributo da Indústria Farmacêutica”, sendo o comentário da responsabilidade de Duarte Sequeira, Director do Centro Nacional de Telessaúde (CNTS).

 

A moderação e as conclusões finais estivarem a cargo de Guilherme Vitorino, Professor na NOVA IMS – Information Management School, a abertura da conferência foi proferida por João Almeida Lopes, Presidente da Direcção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

 

Veja ou reveja a conferência aqui: