• Home
  • Notícias
  • APIFARMA presente na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS
Procurar
Close this search box.

Responsabilidade Social

APIFARMA presente na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS

APIFARMA presente na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS

A APIFARMA, enquanto parceira da Convenção Nacional da Saúde (CNS), participou hoje, dia 9 de Novembro, na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa.   Esta ferramenta inovadora para avaliar o sistema de saúde, apresentada pela CNS […]

Partilhar

A APIFARMA, enquanto parceira da Convenção Nacional da Saúde (CNS), participou hoje, dia 9 de Novembro, na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

 

Esta ferramenta inovadora para avaliar o sistema de saúde, apresentada pela CNS e desenvolvida por uma equipa multidisciplinar jovem que junta médicos, farmacêuticos, economistas, juristas e matemáticos, vai permitir obter um retracto factual, transparente e não ideológico do desempenho e impacto do sistema de saúde.

 

João Almeida Lopes, presidente da APIFARMA, moderou o painel de comentários que se seguiu à apresentação do relatório. Reforçando a importância desta ferramenta, João Almeida Lopes considerou ser “fundamental que todas as instituições, privadas, públicas ou sociais, falem a mesma linguagem” para que a informação seja compatível.

 

Ao longo da conferência, os oradores foram consensuais, considerando que o RADIS é uma oportunidade e um instrumento dinâmico que visa melhor acesso e melhor prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

 

A VI edição da Convenção Nacional da Saúde contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que defendeu a importância desta iniciativa, afirmando que “a informação transparente e objectiva é decisiva para o futuro da democracia”.

 

Na conferência estiveram também presentes o presidente da CNS, Eurico Castro Alves, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, o presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada, Óscar Gaspar, a presidente da SER RARO Portugal, Ana Rute Sabino, o presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Henrique Capelas, e o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares.