• Home
  • Notícias
  • APIFARMA alerta para as infecções resistentes aos antibióticos e para a importancia do diagnóstico in vitro
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

APIFARMA alerta para as infecções resistentes aos antibióticos e para a importancia do diagnóstico in vitro

APIFARMA alerta para as infecções resistentes aos antibióticos e para a importancia do diagnóstico in vitro

No âmbito do Dia do Europeu do Antibiótico, assinalado a 18 de novembro, a APIFARMA realiza hoje o Webinar “Resistência Antimicrobiana, contributo do diagnóstico in vitro”

Partilhar

No âmbito do Dia do Europeu do Antibiótico, assinalado a 18 de novembro, a APIFARMA realiza hoje o Webinar “Resistência Antimicrobiana, contributo do diagnóstico in vitro”, uma ação para alertar a sociedade acerca dos riscos de utilização incorreta e das resistências antimicrobianas.

 

Esta iniciativa, que conta com a participação de especialistas convidados a analisar o papel dos testes de diagnósticos para travar a resistência antimicrobiana, tem como principal foco os testes “in vitro”. Esta funcionalidade permite assim identificar bactérias e estirpes resistentes, prevenir a resistência ao desenvolvimento e propagação e ainda monitorizar e rastrear a resistência, aumentando a adesão dos doentes.

 

O Webinar pretende também incentivar o debate para uma das grandes preocupações futuras, que é a possibilidade de deixarmos de ter antibióticos suficientemente eficazes para combater as bactérias mais frequentemente causadoras de infecção. Neste sentido, uma promoção eficaz do uso prudente dos antibióticos pode dificultar o desenvolvimento destas bactérias resistentes e a ajudar a garantir a eficácia dos antibióticos para as gerações futuras.

 

Consulte infografia aqui.