Procurar
Close this search box.

Podcast

“Uma estratégia define-se em décadas”

“Uma estratégia define-se em décadas”

Partilhar

A necessidade de uma estratégia de longo prazo para atrair investimento em Saúde foi uma das mensagens centrais deixadas por Guy Villax, Presidente do Health Cluster Portugal e Administrador da Hovione, na primeira edição de 2024 do podcast Pela Sua Saúde, numa parceria entre a APIFARMA e o jornal Observador.

“Uma estratégia não se define em trimestres ou em um ano ou dois. Uma estratégia define se em décadas. Sobretudo para um país”, defendeu. Guy Villax dava o exemplo da Irlanda que oferece “opções muitíssimo eficazes e muito atrativas” às empresas multinacionais do sector. “À entidade irlandesa, que é o IDA e que procura atrair investimento estrangeiro, pouco lhes interessa a evolução do país nos últimos três, seis ou 18 meses”, reforçou.

O Presidente do Health Cluster Portugal afirmou ainda que Portugal tem “custos de contexto de tal ordem” que apenas investe no país quem já aqui está “e não pode ir para outro sítio”. Guy Villax referiu-se à fiscalidade com os níveis “mais elevados do mundo”, à dificuldade e lentidão dos processos de licenciamento, num “contexto de justiça que não funciona”, apesar de frisar que a força de trabalho em Portugal é “muitíssimo qualificada”.

Deixou, no entanto, uma nota otimista, pois considerou que “nunca se fecha” a janela de oportunidade para atrair investimento em saúde.

Ouça o podcast aqui.