Ricardo Baptista Leite, CEO da HealthAI, a agência global para uma inteligência artificial responsável no domínio da saúde, é o convidado deste mês do podcast “Pela Sua Saúde”, da APIFARMA em colaboração com o jornal online Observador.
O sistema de saúde do futuro “não é um sistema de tijolos e cimento, será em grande parte digital”, avisou Baptista Leite, pelo que “não podemos investir sempre só em tijolos e cimento, é preciso investir na transformação digital também”.
Em Portugal, “a revolução tecnológica ainda não está à velocidade que seria possível”, considera, e um dos elementos que poderia contribuir para o “acelerar” do país neste domínio seria o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde, num modelo que fosse “absolutamente disponível por todo o sistema de saúde, independentemente de ser sector público, privado ou social”.
Recordando que Portugal ainda não faz parte do grupo de países que integram a HealthAI – “esperemos que venha a fazer” – elencou várias possibilidades criadas pelo aproveitamento desses dados, nomeadamente na área dos ensaios clínicos. Através dos dados de saúde e com o apoio da inteligência artificial, poderiam ser seleccionados “doentes candidatos a ensaios clínicos muito mais rapidamente, dando lhes acesso precoce a terapêuticas inovadoras, garantindo, através de inteligência artificial, a adaptação dos modelos dos ensaios clínicos em tempo real”.
“No fundo”, considera Ricardo Baptista Leite, “há um mundo de oportunidades que estão ao alcance não apenas dos países mais ricos: países da nossa dimensão tem essa oportunidade à distância da decisão política ou de gestão”. Neste sentido, recordou a perspectiva “de mudança” criada pelo Programa de Recuperação e Resiliência e pela reforma das Unidades Locais de Saúde.
Ouça o podcast aqui.