Pedro Branco, director-geral da Menarini Diagnósticos Portugal, é o convidado do podcast “Pela Sua Saúde”, uma parceria entre a APIFARMA e o Observador. Uma conversa em que foi abordada a importância dos diagnósticos in vitro para a saúde e a certeza que a evolução destes meios de diagnóstico permitirá, no futuro, uma medicina “cada vez mais preventiva”.
“Há biomarcadores, por exemplo, no sangue, que actualmente não estão a ser usados, mas que no futuro farão o dia-a-dia da realidade dos boletins de análises”, acrescenta Pedro Branco, que considera estarmos perante uma “revolução”.
O desenvolvimento desta nova tecnologia tem o poder para “transformar a medicina laboratorial” e o “uso de dados” permitindo melhores resultados tanto em termos de predição como de seguimento das terapêuticas, em particular na luta contra o cancro. “Tanto a tecnologia, como a ciência, estão a avançar num sentido que nós não prevíamos há uns anos”, revela.
Adianta ainda que para aproveitar devidamente os meios já existentes, é necessário que os médicos possam prescrever os marcadores que já existem e saibam interpretá-los.
Ouça o podcast aqui.