• Home
  • Notícias
  • Sociedade Diverde cria sistema nacional para gestão de resíduos de autocuidados de saúde domiciliários

APIFARMA

Sociedade Diverde cria sistema nacional para gestão de resíduos de autocuidados de saúde domiciliários

Sociedade Diverde cria sistema nacional para gestão de resíduos de autocuidados de saúde domiciliários

Foi hoje constituída formalmente a sociedade Diverde, entidade gestora do sistema integrado de gestão de resíduos de autocuidados de saúde no domicílio, nomeadamente de resíduos corto-perfurantes.

A Diverde é constituída pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), da Associação Nacional das Farmácias (ANF), da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) e da Groquifar – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Em conjunto, estas entidades procuram responder a um problema real de saúde pública e ambiental, garantindo um destino seguro e sustentável para resíduos como agulhas e lancetas que até agora acabavam, muitas vezes, no lixo indiferenciado.

A inexistência de um sistema de recolha resíduos corto-perfurantes em Portugal acarretava desafios operacionais e riscos de segurança. A criação da Diverde representa, assim, um importante passo na salvaguarda da saúde pública e do ambiente, ao estabelecer um programa de âmbito nacional para a recolha e tratamento seguro destes resíduos, alinhado com as boas práticas internacionais e com os princípios da sustentabilidade.