A SIDEFARMA acolheu hoje, 14 de Maio, o Dia Aberto da Indústria Farmacêutica nas suas instalações, no Prior Velho, em Loures.
A actividade promovida, ao longo de 2026, pela APIFARMA, em colaboração com empresas da indústria farmacêutica de base produtiva nacional, visa reforçar a ligação entre o ensino, a indústria farmacêutica, as entidades públicas e a comunidade envolvente.
O Dia Aberto da Indústria Farmacêutica decorre, assim, em várias unidades farmacêuticas industriais nacionais, com o objectivo de valorizar o capital humano, promover competências alinhadas com as necessidades actuais e futuras da indústria farmacêutica e contribuir para o desenvolvimento económico e social dos territórios, aproximando talento, ciência e emprego.
No evento de ontem, na SIDEFARMA, estiveram presentes professores e alunos da Licenciatura em Biotecnologia e do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTB), integrada no Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Curso Técnico de Eletrónica Automação e Computadores da DUAL – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.
Esta participação possibilitou haver um contacto directo com a realidade da indústria farmacêutica, os seus processos produtivos e as oportunidades de estágio e de carreira associadas ao sector.

Na sessão de abertura, falaram Bernardo Sampaio, Director Geral da SIDEFARMA, Miguel Ginestal, Director Geral da APIFARMA, com uma apresentação sobre a indústria farmacêutica, e Gabriela Lourenço com uma apresentação da Direcção de Qualidade da SIDEFARMA e dos seus programas de emprego, recrutamento, bolsas e estágios profissionais.
A iniciativa prosseguiu com uma visita às instalações, nomeadamente às áreas de controlo de qualidade, fabrico, embalagem e armazéns, proporcionando aos participantes uma visão próxima da actividade da indústria farmacêutica, dos principais perfis profissionais e dos percursos formativos mais relevantes para uma futura integração no sector.
Para além das entidades formativas, o Dia Aberto da Indústria Farmacêutica contou com a presença de representantes do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loures e do Grupo de Industrialização da APIFARMA, reforçando a importância da articulação entre a indústria, as escolas profissionais, as entidades públicas e os municípios na promoção do emprego qualificado e no desenvolvimento sustentado dos territórios.
Veja aqui a reportagem fotográfica.