• Home
  • Notícias
  • Reafirmado valor das vacinas | Conferência “Desafios da Vacinação e Saúde Global | Presente e Futuro”
Procurar
Close this search box.

APIFARMA, Vacinas

Reafirmado valor das vacinas | Conferência “Desafios da Vacinação e Saúde Global | Presente e Futuro”

Reafirmado valor das vacinas | Conferência “Desafios da Vacinação e Saúde Global | Presente e Futuro”

Partilhar

O investimento em saúde é fundamental para mais e melhor vida da população. A vacinação é um excelente exemplo. O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é o resultado deste investimento em saúde. Esta foi uma das mensagens transmitidas durante a Conferência “Desafios da Vacinação e Saúde Global | Presente e Futuro”, que decorreu hoje, 17 de Abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A iniciativa da APIFARMA teve como objectivo assinalar a Semana Europeia de Vacinação, que se realiza de 21 a 27 de Abril, e foi a primeira conferência no âmbito das comemorações dos 85 anos da Associação.

O presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, evidenciou os 59 anos do PNV e frisou a importância da vacinação para a prevenção de doenças, mas também ao longo da vida.

Segundo um inquérito da Vaccines Europe de 2023, 81 das 100 vacinas em pipeline destinam-se à população adulta, pelo que aposta na investigação é fulcral para impactar na vida das populações.

O coordenador do Grupo de Trabalho das Vacinas da APIFARMA, Vítor Virgínia, avançou que a “Indústria Farmacêutica está comprometida em dar respostas às necessidades do presente e do futuro, apostando em soluções inovadoras”.

A vacinação é importante em todas as idades, conforme sublinhou a Ministra da Saúde, que encerrou a conferência. Para Ana Paula Martins é necessário “reforçar o acesso equitativo e a confiança”. As decisões são “sempre a pensar nas pessoas”, adiantou a Ministra.

A conferência contou com a participação de Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, na sessão de abertura, bem como de dois keynote speakers. Marta Valente Pinto, enquanto representante da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e presidente da Comissão Técnica de Vacinação da DGS, evidenciou o papel desta Comissão e fez uma apresentação sobre a evolução do PNV ao longo dos anos e dos desafios para o futuro. Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, por seu lado, salientou o contributo das vacinas para a saúde global e o impacto nos indicadores de saúde, de forma geral.

Houve, ainda, espaço para uma mesa-redonda em que participaram os dois keynote speakers, Vítor Virgínia, Jaime Melancia, presidente da direcção da Plataforma Saúde em Diálogo, e Erica Viegas, vogal do Conselho Directivo do Infarmed. Neste painel foram discutidos diversos temas relacionados com a vacinação.

Assista aqui vídeo da Conferência: