Procurar
Close this search box.

APIFARMA

Nota de Pesar pelo falecimento de Luiz Chaves Costa

Nota de Pesar pelo falecimento de Luiz Chaves Costa

É com grande pesar que a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica comunica o falecimento de Luiz Chaves Costa e endereça as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos que com ele tiveram a oportunidade de se cruzar.

O Grupo Tecnifar – Indústria Técnica Farmacêutica S.A., que liderava, constitui-se como associado da APIFARMA em 1972 e Luiz Chaves Costa desde logo revelou profunda consciência da importância do associativismo empresarial, dando o seu contributo, partilhando experiência e saber.

Integrou os órgãos sociais da APIFARMA como Presidente da Direcção, de 1986 a 1989, e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, de 1990 a 2006.

Na presidência da Direcção enfrentou os desafios das grandes transformações sectoriais inerentes à preparação para a adesão de Portugal à CEE e, neste contexto, promoveu a realização de seminários subordinados ao tema.

Deu intensa visibilidade ao sector, intervindo junto dos órgãos de Comunicação Social com a realização da primeira Campanha de Sensibilização para a função social da Indústria Farmacêutica.

Durante a sua liderança, pela primeira vez, a APIFARMA integrou a Direcção da EFPIA e IFPMA, com grandes benefícios para a associação, que viu ampliado o seu espaço de intervenção, tanto no plano nacional como internacional.

Teve igualmente a visão de preparar a estrutura de serviços da APIFARMA para as novas exigências sectoriais, procedendo a uma reestruturação profunda do capital humano através da criação de novas áreas de competências de prestação de serviços às associadas.

Foi também no seu mandato que se realizou a agregação de outras áreas da Indústria Farmacêutica na APIFARMA, com a integração da então designada Venda Livre e Meios de Diagnóstico, permitindo que a defesa dos interesses das empresas se fizesse a uma só voz.

Em traços, muito resumidos, evocámos a importância da passagem de Luiz Chaves Costa pela nossa associação, ficando a sua memória gravada de forma indelével na história da APIFARMA.