A e-pharma de Setembro é dedicada ao estudo “Causas do aumento da despesa do SNS | Análise de uma década de despesa pública com o Serviço Nacional de Saúde”, do Conselho da Saúde, Prevenção e Bem-Estar da CIP, elaborado pelo ISEG – Universidade de Lisboa.
A análise dos resultados do estudo é o tema do editorial a cargo do presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes. “O peso relativo do medicamento, no orçamento do SNS, mantém-se estável desde 2010, e o seu contributo relativo na evolução do orçamento da Saúde, na última década, é neutral”, escreve.
O estudo é também abordado por um dos seus autores, José Zorro Mendes, que defende ser urgente alinhar a despesa pública em saúde com a média europeia, criar orçamentos plurianuais e aprovar uma Lei de Meios para o SNS, pois “está em jogo a capacidade do SNS de continuar a ser universal, gratuito e de qualidade”.
Na newsletter é ainda referida a apresentação deste estudo e anunciada a próxima conferência promovida pela APIFARMA, “Quando o tempo é essencial | Valor dos Testes de Diagnóstico In Vitro nas Doenças Oncológicas”, bem como o posicionamento da Indústria Farmacêutica no âmbito do acordo comercial UE-EUA.
Leia ou descarregue a newsletter aqui.