O Ministro da Saúde esteve na CPHI Worldwide, em Barcelona. No evento mundial, que decorreu de 24 a 26 de Outubro nesta cidade espanhola, estiveram presentes como representantes da Pharmaortugal/APIFARMA, as empresas Basi, Edol, Iberfar, Laboratórios Azevedos, Medinfar, Sidefarma e Tecnimede.
Manuel Pizarro teve oportunidade de reunir com os responsáveis dos associados da APIFARMA, que partilharam desafios, constrangimentos e preocupações. No decurso da visita manifestou, ainda, apoio ao trabalho desenvolvido pelas empresas farmacêuticas de base produtiva nacional. Salientou que Portugal conta com uma indústria nacional de grande significado, defendendo a necessidade de prosseguir o caminho de aprofundamento da cooperação entre o Estado e as empresas, de modo a reforçar as exportações de produtos de saúde.
Na visita, o Ministro foi acompanhado pelo presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, por Rui Ivo, presidente do Infarmed, pela cônsul de Portugal em Barcelona, Ana Coelho e pelo Administrador da AICEP Luís Rebelo de Sousa.
Este é um sector que gera, em Portugal, mais de 9 mil empregos directos e 40 mil empregos indirectos. Investe mais de 121 milhões de euros em I&D no país, com uma produção de 2,3 mil milhões de euros e com exportações que ultrapassam os 2 mil milhões de euros.
A CPHI é uma plataforma de excelência para a promoção da internacionalização das empresas portuguesas, onde estas têm oportunidade de divulgar as suas competências tecnológicas e a sua capacidade exportadora e contactarem directamente com potenciais clientes e concretizar parcerias.
Para mais informações pode consultar o site do evento aqui.






