O estudo “Tendências, Opiniões e Percepções da população sobre a Saúde em Portugal“, promovido pela Associação TOP Health foi hoje apresentado, dia 22 de Janeiro, na sede da APIFARMA.
O estudo foi realizado em parceria com a Spirituc e tem como objectivo avaliar as percepções e atitudes dos portugueses sobre a saúde, com enfoque em temas como satisfação com o sistema de saúde, comportamento preventivo e expectativas futuras.
Segundo a pesquisa, 45% dos inquiridos consideraram o estado da saúde em Portugal como mau ou muito mau. Entre as áreas de Economia, Política e Segurança, a Saúde foi destacada como a principal preocupação dos inquiridos, sendo que 81,7% a classificaram como a área de maior interesse.
A comunicação em saúde foi outro dos tópicos analisados. Dados do estudo indicam que quase 7 em cada 10 inquiridos (68,6%) acreditam que os portugueses se interessam por notícias de saúde; no entanto, praticamente metade (44%) considera que não está suficientemente informada sobre os desenvolvimentos e resultados das iniciativas nesta área. Já sobre a literacia em saúde, apenas 4 em cada 10 inquiridos consideram que a informação que têm sobre saúde é suficiente para gerirem bem o seu estado de saúde.
Após a apresentação do documento, decorreu um painel de debate, que contou com a participação de Rui Costa, director técnico da Spirituc, Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, Paulo Gonçalves, presidente da RD-Portugal, e Cristina Campos, fundadora da Associação TOP Health. O director-geral da APIFARMA, Miguel Ginestal, participou na sessão de abertura.