Actualidade

Esclarecimento APIFARMA sobre despesa com medicamentos

Esclarecimento APIFARMA sobre despesa com medicamentos

Partilhar

Na sequência das notícias vindas a público, a APIFARMA esclarece:

  1. Relativamente ao valor apontado como despesa com medicamentos em contexto hospitalar no relatório publicado a 20 de Janeiro de 2026 pelo INFARMED, referente ao período entre Janeiro e Outubro de 2025, importa sublinhar que, conforme expressamente indicado na “Informação Prévia” do referido documento, “os valores apresentados não reflectem ainda as contribuições resultantes da implementação do Acordo Governo/APIFARMA nem a totalidade dos contratos de financiamento”. Esta ressalva não foi considerada na abordagem editorial das notícias divulgadas.
  2. Estas contribuições e contratos de financiamento correspondem, precisamente, à contribuição da Indústria Farmacêutica para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. Para o período em causa, a APIFARMA estima que os montantes globais destes mecanismos de compensação financeira ao Estado ascendam a cerca de 300 milhões de euros, valor que deve ser necessariamente tido em conta na análise dos 2.200 milhões de euros apontados como despesa com medicamentos nas Unidades Locais de Saúde (ULS), por reduzir de forma significativa o impacto líquido desse montante.
  3. Considera a APIFARMA que a clarificação referida acima no ponto n.º 1 deveria ter constado de forma expressa nas notícias divulgadas, de modo a assegurar uma leitura rigorosa do investimento público em medicamentos nas ULS. A ausência desta menção não transmite a realidade deste investimento e compromete a correcta percepção dos valores realmente em causa.