• Home
  • Notícias
  • APIFARMA renova acordo de sustentabilidade do SNS para 2022
Procurar
Close this search box.

APIFARMA

APIFARMA renova acordo de sustentabilidade do SNS para 2022

APIFARMA renova acordo de sustentabilidade do SNS para 2022

Acordo permite garantir o acesso dos utentes a medicamentos inovadores.

A APIFARMA renovou hoje o acordo com o Estado para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2022, garantindo o acesso ao medicamento, nomeadamente às terapêuticas inovadoras.

 

Em representação do Estado, assinaram o documento os Ministros das Finanças, da Economia e do Mar e da Saúde.

 

O acordo replica para o presente ano o modelo acordado desde 2016, nos mesmos termos e condições que vigoraram em 2021, regulando o compromisso destas entidades para atingir os objetivos orçamentais de despesa pública com medicamentos em ambulatório e em meio hospitalar.

 

Os pressupostos subjacentes à celebração do acordo assentam, essencialmente, na importância em considerar mecanismos geradores de partilha de ganhos entre o SNS e os agentes do sector, garantindo a sustentabilidade da despesa pública com o medicamento e assim continuar a garantir o acesso a terapêuticas inovadoras.

 

Nos termos deste acordo, o Ministério da Saúde compromete-se a promover condições para o acesso dos doentes à inovação farmacêutica, nomeadamente através do cumprimento dos prazos de avaliação e decisão previstos na lei, da adoção de metodologias inovadoras de contratualização, designadamente sistemas de gestão partilhada do risco, e do reconhecimento da especificidade de determinados medicamentos, tal como previsto no SiNATS (Decreto-Lei n.º 97/2015, de 1 de junho).

 

O acordo agora prorrogado tem demonstrado a importância de manter uma convergência de esforços entre as instituições públicas e os agentes económicos, de forma a continuar a garantir elevados padrões de acessibilidade dos doentes às melhores terapêuticas. Desde 2016, fruto deste compromisso, já foi gerada uma poupança no SNS próxima dos 900 milhões de euros.