Procurar
Close this search box.

APIFARMA

APIFARMA estabelece parceria com Universidade Europeia

APIFARMA estabelece parceria com Universidade Europeia

Estudantes e investigadores da Universidade Europeia aprofundam formação na Indústria Farmacêutica

Os estudantes dos vários níveis de ensino e investigadores da Universidade Europeia terão a partir de agora a possibilidade de investigar, estagiar e obter formação na indústria farmacêutica nacional.

 

Estas oportunidades surgem com a assinatura, a 20 de Julho, de um protocolo que vai regular a cooperação entre a Universidade Europeia e a APIFARMA – a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. A parceria é o reconhecimento de que a integração entre as componentes académicas (ensino, formação e investigação) e “o mundo real” das empresas farmacêuticas é essencial para uma formação mais completa e abrangente.

 

Permitirá a estudantes e investigadores da Universidade Europeia o acesso a instalações e equipamentos da indústria farmacêutica, a desenvolverem projectos colaborativos de âmbito nacional e internacional com profissionais do sector. Haverá, igualmente, um reforço, valorização e alargamento de ofertas formativas especializadas, nomeadamente nas áreas de pós-graduação em domínios farmacêuticos, de gestão e regulação na Indústria farmacêutica e de saúde baseada em valor.

 

Com esta preparação técnica e profissional especializada prevê-se ainda, através deste protocolo, o alargamento do número de profissionais qualificados que poderão aceder a uma carreira na Indústria Farmacêutica e na área das Ciências da Vida.

 

“O estabelecimento desta parceria com uma organização como a APIFARMA, reconhecida pelo muito relevante trabalho desenvolvido na indústria farmacêutica, significa associar a Universidade Europeia a esta área e a um conjunto de empresas absolutamente fundamentais para o desenvolvimento do tecido empresarial português e, juntas, podermos elevar ainda mais a qualidade e inovação do ensino superior em Portugal. É mais um passo no caminho que a nossa instituição tem vindo a construir na área de Ciências da Saúde em Portugal, com o forte investimento que tem feito (tecnologia, inovação, capital humano e novos programas) e na dinamização do crescimento económico e social do nosso país.” destaca a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

 

Uma perspectiva acompanhada pelo presidente da APIFARMA: “Há muito que a APIFARMA sublinha a relevância do ensino superior para a dinamização da Ciência e da Economia em Portugal”, refere João Almeida Lopes. “A indústria farmacêutica nacional está muito motivada com este projecto que formará futuros profissionais mais completos e que eleva a qualidade e a eficiência do ensino aos padrões de referência internacionais. Sendo certo que a melhor aprendizagem é aquela que é adquirida com um conhecimento do contexto profissional, esta parceria é uma possibilidade única e que garantirá aos alunos da Universidade Europeia um desenvolvimento académico ímpar”, conclui.