A APIFARMA, representada pelo seu presidente João Almeida Lopes, integrou o grupo de 50 entidades ligadas ao sector da saúde que ontem, 15 de Outubro, assinou a “Declaração pela Saúde”, num evento realizado na Academia das Ciências de Lisboa. A assinatura do documento foi promovida pela Associação Nacional das Farmácias, tendo encerrado as comemorações dos seus 50 anos.
A “Declaração pela Saúde” surge num contexto de desafios crescentes, como o envelhecimento populacional, o aumento de doenças crónicas e a necessidade de garantir equidade no acesso aos cuidados de saúde. Para lhes dar resposta, é definido um compromisso conjunto para garantir a saúde como um direito universal e acessível, promovendo a longevidade saudável, a qualidade de vida e a humanização dos cuidados.
Entre outros pontos definidos neste compromisso, destaca-se o consenso alargado na construção de um sistema de saúde mais sustentável, inclusivo e justo, colocando a saúde no centro do desenvolvimento social e económico do país.
Entre as restantes entidades signatárias estão entidades nacionais e internacionais, como ordens profissionais, universidades e outras instituições ligadas à investigação, associações de doentes e demais organizações de saúde.