Portugal preside à União Europeia (UE) durante o primeiro semestre de 2021. Esta é uma oportunidade única para estabelecer uma plataforma de diálogo e colocar a Oncologia como uma prioridade da Saúde em Portugal. Em Portugal, o cancro é a patologia com a maior carga de doença. É a principal causa de morte antes dos 70 anos e a segunda em termos globais.
No entanto, o investimento na sua prevenção e no seu tratamento estão bastante abaixo da média Europeia. Em Portugal o valor per capita investido no tratamento do cancro é cerca de 57,5% do valor da média Europeia. Todos os anos 3,5 milhões de Europeus são diagnosticados com cancro e 1,3 milhões morrem desta doença.
A APIFARMA organizou a Conferência Digital e Presencial “Cancro: Cada Dia Conta. Da Prioridade à Acção” no dia 26 de Maio, das 8h30 às 12h00.
Tratou-se de uma conferência digital aberta a todos, enquadrada na presidência portuguesa da União Europeia, onde foram apresentado os resultados das sessões de trabalho, realizadas com um vasto painel de peritos, dedicadas ao levantamento dos desafios e necessidades não satisfeitas do doente oncológico, organizada em parceria com o Grupo Impresa no âmbito do Projecto “Mais Saúde, Mais Europa“.
Com o objectivo de contribuir de forma construtiva e com medidas concretas para o Plano Nacional de Luta Contra o Cancro, foi uma oportunidade única de mostrar o compromisso de todos em combater eficazmente o cancro e salvar as vidas de milhares de cidadãos, não deixando ninguém para trás.
Foi ainda apresentado o estudo “Oncologia em Portugal: Onde estamos e para onde queremos ir”. As recomendações e conclusões resultaram do trabalho prévio de grupos de reflexão sobre os quatro pilares do Plano Europeu de Combate ao Cancro, nomeadamente Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Qualidade de Vida.
E foram debatidos os temas “A importância e as Expectativas do Plano Europeu de Combate ao Cancro”, o “Impacto da Inovação do Doente” e a “Implementação da Estratégia Nacional para o Cancro”. Houve ainda espaço para a palestra “Estratégia Nacional de Combate ao Cancro: A Experiência da Eslovénia”.
O programa está disponível aqui. Consulte aqui o programa detalhado com a informação dos oradores que estiveram presentes na Conferência “Cada Dia Conta. Da Prioridade à Acção”.
Consulte as apresentações:
■ John F. Ryan, Diretor de Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE), Comissão Europeia | Director for Public Health at Directorate-General for Health and Food Safety (DG SANTE), European Commission
■ Matti Aapro, Presidente da Organização Europeia de CanCro (ECO) President of the European CanCer Organisation (ECO)
■ Ken Mastris, Presidente da Aliança Europeia de Doentes com Cancro (ECPC) President of the European Cancer Patient Coalition (ECPC)
■ Thomas Hofmarcher, Investigador no Instituto Sueco de Economia da Saúde (IHE), Coordenador do projeto “European Cancer Dashboard” | Researcher Manager at the Swedish Institute for Health Economics (IHE), Coordinator of the Project “European Cancer Dashboard.
■ Fátima Cardoso, Directora da Unidade de Mama, Centro Clínico Champalimaud da Fundação Champalimaud e Presidente ABC Global Alliance | Director of the Breast Unit, Champalimaud Clinical Center of Champalimaud Foundation and President of the ABC Global Alliance
■ Rui Medeiros, Presidente da Associação Europeia de Ligas Contra o Cancro (ECL) President of the Association of the European Cancer Leagues (ECL)
■ Carla Bedard Pfeiffer, Vice-presidente do Grupo de Trabalho de Medicina de Precisão na EFPIA – Federação Europeia da Indústria e Associações Farmacêuticas | Vice-Chair of EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations Precision Medicine Working Groups
■ Joana Sousa, MOAI Consulting: Metodologia | MOAI Consulting: Methodology
■ Branko Zakotnik, Coordenador do Programa Nacional de Controlo do Cancro da Eslovénia | Coordinator of the National Cancer Control Programme (NCCP) of Slovenia
Reveja a conferência em português e em inglês.[/vc_column_text]
No âmbito do projecto “Cancro: Cada Dia Conta. Da prioridade à Acção”, que se prolongará durante a Presidência Portuguesa da UE, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – organizou a Conferência inaugural no passado dia 25 de Novembro, entre as 09H00-13H00, em formato Digital.
Reveja a conferência:
Apresentações
- “Portugal em Foco – Comparator Report on Cancer in Europe 2019 do Institute of Health Economics”, Nils Wilking, Professor no Instituto Karolinska.
- “Cancro: O que pensam os Portugueses?”, um estudo de percepção da população portuguesa sobre oncologia, António Gomes, GfK Metris.
- “O que mais podemos fazer pelos Doentes?”, José Dinis, Coordenador do Programa para as Doenças Oncológicas.
Programa