Actividade
Internacionalização e Exportação
A APIFARMA tem trabalhado na promoção da Internacionalização e da Exportação, em colaboração institucional com os principais parceiros da Saúde, da Economia e da Internacionalização, objetivada na competitividade da indústria farmacêutica de base produtiva nacional.
Projecto PharmaPortugal
Internacionalização das Empresas Farmacêuticas
A internacionalização das empresas portuguesas revelou-se uma peça essencial, nos últimos anos, para a recuperação da conjuntura económica e financeira desfavorável e as empresas da indústria farmacêutica não são excepção.
A Indústria Farmacêutica de base produtiva nacional tem feito, ao longo dos anos, grandes investimentos de modernização nas suas unidades de produção, em Portugal. Existem avanços de destaque internacional no I&D de novos fármacos e nos números das exportações nacionais, factos que provam a resiliência dos agentes económicos da Saúde.
Adicionalmente, desde 2005 que as empresas farmacêuticas de base produtiva nacional, que produzem e exportam a partir de Portugal, o Infarmed (autoridade reguladora) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) se associaram num projecto de internacionalização das empresas, o projecto PharmaPortugal.
Esta parceria tem como principais objectivos dar a conhecer a capacidade de inovação e investigação das farmacêuticas portuguesas, veicular a sua imagem de qualidade europeia no mundo e fomentar a cooperação entre empresas farmacêuticas em Portugal e no estrangeiro, incentivando, consequentemente, a exportação de produtos e serviços de Saúde tecnologicamente evoluídos.
Os indicadores relativos às exportações das empresas associadas no projecto PharmaPortugal, nos últimos anos, são demonstrativos dos bons resultados que têm vindo a ser alcançados através da cooperação construtiva entre as entidades e os operadores económicos na área da saúde.
Caracterização da Indústria Farmacêutica de Base Produtiva Nacional:
- Esta indústria opera num ambiente altamente regulado a nível nacional, comunitário e internacional
- É um elemento fundamental na prestação de cuidados de saúde e, consequentemente, elemento de estabilidade social
- É uma Indústria sinérgica com o sistema científico e tecnológico nacional
- É uma Indústria competitiva e com capacidade produtiva
- É vulnerável a custos de contexto
- É suportada a nível nacional, maioritariamente, por indústrias de capital privado português que têm, de modo continuado, nas últimas décadas, investido na internacionalização, na exportação, na redução das importações, na inovação e na industrialização.
- É um sector com uma marca própria de internacionalização – PharmaPortugal – com presença internacional desde 2005.
- Apresenta um percurso claro de internacionalização e de exportação de produtos fabricados em Portugal, e de serviços, com capacidade exportadora para qualquer parte do mundo.
- Como sector exportador, tanto de produtos como de serviços, é resiliente a conjunturas recessivas.
- É um sector exportador de elevado valor acrescentado.
- Emprega mão-de-obra altamente qualificada e diferenciada.
- Associados Empresas Pharma Portugal
- Indicadores Indústria Farmacêutica em Portugal
- Estudos e Publicações Pharmaceuticals in Portugal - Your Partner in Europe
- Multimédia PharmaPortugal