• Home
  • Notícias
  • Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA | Um “nivelador” para superar a desigualdade
Procurar
Close this search box.

A conversa

Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA | Um “nivelador” para superar a desigualdade

Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA | Um “nivelador” para superar a desigualdade

Partilhar

Na entrevista APIFARMA de Julho, a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, realça a importância da Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA.

“É muito importante porque promove os alunos que têm mais mérito”, argumenta, defendendo que “prosseguir a meritocracia é sempre um objectivo louvável” servindo a Bolsa “como um nivelador” que permite superar a desigualdade no acesso entre alunos com diferentes capacidades socio-económicas.

Luísa Salgueiro defende a necessidade de “pensar na educação como o grande elevador social”, sendo a Associação um veículo privilegiado para divulgar a Bolsa por todo o país, contribuindo para a informação chegar a quem dela necessita.

“Representamos a totalidade dos municípios portugueses, portanto a nossa relação com os municípios é diária, permanente”, explica. “Ao comunicarmos respostas como estas conseguimos ter uma rede capilar junto dos municípios e, através dos municípios, às pessoas, porque o que nós pretendemos é chegar aos destinatários, aos possíveis beneficiários da Bolsa”.

Quanto aos motivos que impedem o acesso às universidades e politécnicos, a Presidente da ANMP realça que em Portugal, nos últimos anos, há “uma avassaladora diferença” no número de pessoas que acedem ao ensino superior. Está convicta de que “o local onde se vive, o local onde se nasce, é cada vez menos um factor de discriminação”. Pelo contrário, afirma, “Como disse recentemente o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Professor António Sousa Pereira, verificamos que os rácios de alunos que frequentam o ensino superior em distritos como Bragança são superiores a distritos periféricos às áreas metropolitanas”.

Luísa Salgueiro aponta, assim, que existem jovens afastados do ensino superior “sobretudo por questões financeiras, por questões familiares, por questões sócio-económicas”. E adianta que “essas, sim, poderão ser mais discriminatórias e mudar o acesso à formação que se pretende ou até à área que se ambiciona” realidade que a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA contribui para modificar.

Assista à entrevista completa: