• Home
  • Notícias
  • Governo e APIFARMA partilham ambição de duplicar Ensaios Clínicos em Portugal
Procurar
Close this search box.

Ensaios Clínicos

Governo e APIFARMA partilham ambição de duplicar Ensaios Clínicos em Portugal

Governo e APIFARMA partilham ambição de duplicar Ensaios Clínicos em Portugal

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que essa é a meta no horizonte desta legislatura. João de Almeida Lopes, que dirige a associação da Indústria Farmacêutica, quer que o país seja competitivo nesta área rapidamente

Partilhar

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que essa é a meta no horizonte desta legislatura. João de Almeida Lopes, que dirige a associação da Indústria Farmacêutica, quer que o país seja competitivo nesta área rapidamente.

 

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que o governo tem a “ambição” de duplicar o número de ensaios clínicos realizados em Portugal até ao final da Legislatura. Este é um objetivo partilhado com a APIFARMA, segundo disse o seu presidente, João de Almeida Lopes: o país tem de ser competitivo, “sob pena de perdermos para outros países, se não formos céleres o suficiente.”

 

“A vossa ambição é a nossa ambição”, referiu António Lacerda Sales na sessão de encerramento da conferência o ‘1º Encontro de Investigação Clínica’, promovido pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), em parceria com a APIFARMA, no dia 19 de Maio, na Reitoria da Universidade do Porto.

 

O governante afirmou ainda a necessidade de reforçar a estrutura das unidades de investigação e desenvolvimento, no sector público e privado, estimulando a sua qualidade e inovação, e de promover a investigação em Saúde, assente nos benefícios para o doente e no contributo para o progresso científico e para a economia do país.

 

Também Joel Passarinho, diretor da Unidade de Ensaios Clínicos da Direção de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, afirmou que é necessária uma mudança na cultura da investigação clínica em Portugal. Joel Passarinho insistiu ainda na importância dos profissionais de saúde terem tempo de qualidade para investigar e na promoção da literacia em saúde. “Que os cidadãos saibam o que é a investigação clínica”, acrescentou.

 

A conferência “1º Encontro de Investigação Clínica” foi promovida pela AICIB, em parceria com a APIFARMA, para assinalar o Dia Internacional do Ensaio Clínico. A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.), a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) e a Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI – PT) foram também parceiras da iniciativa.

 

Esta data comemora-se a 20 de maio para assinalar a data em que, em 1747, o médico escocês James Lind terá realizado aquele que é considerado o primeiro ensaio clínico randomizado com o objetivo de tratar marinheiros com escorbuto, a bordo de um navio da Marinha Real Britânica.