• Home
  • Notícias
  • Óscar Gaspar: “As pessoas querem poder escolher onde ser tratadas”
Procurar
Close this search box.

A conversa

Óscar Gaspar: “As pessoas querem poder escolher onde ser tratadas”

Óscar Gaspar: “As pessoas querem poder escolher onde ser tratadas”

Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, que ao longo de cerca de 30 minutos fala de um dos temas estruturantes do debate nacional: os hospitais públicos e os hospitais privados.

Partilhar

A entrevista mensal da Apifarma tem como entrevistado Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, que ao longo de cerca de 30 minutos fala de um dos temas estruturantes do debate nacional: os hospitais públicos e os hospitais privados. Tem uma uma opinião clara: “Hoje em dia não há sistemas (de saúde) puros. No mundo democrático os sistemas são mistos. Compete a cada país encontrar a melhor forma de responder aos seus desafios de saúde.”

 

Óscar Gaspar recorda que já existem três milhões de portugueses com seguros de saúde e um milhão e meio de beneficiários da ADSE e de outros subsistemas, o que evita mais sobrecarga do SNS e, acima de tudo, mais escolha para os doentes. “As pessoas querem ter a possibilidade de escolher o médico e o hospital onde vão ser tratados”, explica.

 

O Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada clarifica que os hospitais privados estiveram sempre disponíveis para fazer o que fosse necessário no combate à pandemia . “Sempre dissemos que estávamos ao dispor do Ministério da Saúde”, afirma. Óscar Gaspar sublinha ainda a necessidade de um programa excepcional de recuperação de listas de espera, seja de cirurgias, seja de consultas nos hospitais públicos. “Os hospitais privados estiveram e estão disponíveis”.

 

Assista à entrevista completa: