• Home
  • Notícias
  • APIFARMA e EUPATI Portugal celebram Dia Internacional dos Ensaios Clínicos com conferência digital
Procurar
Close this search box.

Ensaios Clínicos

APIFARMA e EUPATI Portugal celebram Dia Internacional dos Ensaios Clínicos com conferência digital

APIFARMA e EUPATI Portugal celebram Dia Internacional dos Ensaios Clínicos com conferência digital

Para assinalar o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, APIFARMA e EUPATI Portugal promovem, no próximo dia 20 de Maio, a partir das 10h30 AM, a conferência “Ensaios Clínicos: O Envolvimento das Associações na Investigação”

Partilhar

A APIFARMA e a EUPATI Portugal celebram o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, no próximo dia 20 de Maio, entre as 10h30 AM e as 12h30 AM, com a realização da conferência digital “Ensaios Clínicos: O Envolvimento das Associações na Investigação”.

 

A iniciativa realiza-se através da plataforma Zoom e conta com a intervenção de Constança Roquette, da Fundação Champalimaud e da NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE), sobre a perspectiva da participação do doente oncológico na investigação.

 

O encontro prevê também a realização do círculo de discussão “Como ativar e potenciar o envolvimento das Associações na investigação?”, moderado pela jornalista Marina Caldas, e com a participação de Elsa Mateus, Presidente da EUPATI Portugal e da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, Paulo Gonçalves Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e Presidente da União das Associações de Doenças Raras de Portugal, Ricardo Fernandes, Director do Grupo de Activistas em Tratamentos e Vanessa Ferreira, co-fundadora da rede internacional de investigação CDG & Allies. O encerramento da conferência vai ficar a cargo de Angela Pappa da EUPATI /PPD Portugal.

 

O Dia Internacional dos Ensaios Clínicos comemora-se a 20 de Maio para assinalar o dia em que, em 1747, o médico escocês James Lind terá realizado aquele que é considerado o primeiro ensaio clínico randomizado, com o propósito de encontrar um tratamento para o escorbuto que alastrava a bordo de um navio da Marinha Real Britânica.

 

A associação EUPATI Portugal, plataforma nacional da EUPATI, reúne representantes de doentes, instituições académicas e indústria farmacêutica com o objectivo de promover a educação dos cidadãos e reforçar o envolvimento das pessoas com doença no processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos.

 

A conferência “Ensaios Clínicos: O Envolvimento das Associações na Investigação” vai ser gravada e será disponibilizada no site da EUPATI.

 

Para assistir, registe-se aqui.

 

Programa final disponível aqui.