O que é o programa Tratar de Mim?

Tratar de Mim é um programa de literacia em saúde desenvolvido pela APIFARMA/OTC para a consciencialização da população portuguesa para a importância da utilização responsável e segura dos medicamentos não sujeitos a receita médica para o alívio e tratamento dos sintomas de saúde de menor gravidade. O “Programa Tratar de Mim” não promove medicamentos, nem incentiva o seu consumo.

Qual é o objectivo do programa?

Envolver os profissionais de saúde – médicos, farmacêuticos e enfermeiros -, a promover e partilhar conselhos sobre a utilização de medicamentos não sujeitos a receita médica, bem como a introduzir objectivos individuais de saúde, em termos de escolhas a tomar e respostas a dar, reconhecimento de sintomas e quando procurar aconselhamento médico ou farmacêutico.
Porque conhecimento é poder.

O que são medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM)?
Os MNSRM são medicamentos que podem ser adquiridos sem necessidade de receita médica e destinam-se ao tratamento de problemas de saúde ligeiros e sem gravidade. Os medicamentos não sujeitos a receita médica devem ser utilizados de acordo com a informação disponível na embalagem e no folheto informativo. Por isso, nunca deite fora as embalagens e os folhetos informativos. Guarde-os sempre junto com o medicamento.
Quando é que o programa foi lançado?

O programa Tratar de Mim foi lançado a 8 de Julho de 2015 através de uma cerimónia de assinatura de protocolo com todos os parceiros nas instalações da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Onde posso encontrar informação sobre o programa Tratar de Mim?
O programa Tratar de Mim está disponível em www.apifarma.pt/tratardemim e também no facebook em www.facebook.com/programatratardemim. Para além disso, poderá encontrar os folhetos “para uma saúde responsável” e “organize o seu armário de medicamentos” na sua farmácia. E estão igualmente disponíveis folhetos temáticos sobre a Febre, Gripes e Constipações e Dores de Garganta.
Progressivamente irá alargar a informação e aconselhamento a temas de saúde de interesse geral para a população e desenvolver acções formativas em universidades e escolas do país.
Toda a informação sobre o programa está disponível para consulta e download no website.
O programa Tratar de Mim irá envolver os profissionais de saúde?

Entendemos que devem ser os profissionais de saúde a fornecer informações consistentes aos doentes sobre como tratar de si e acerca dos locais onde deverá recorrer para tratar pequenos problemas de saúde. É fundamental que sejam os próprios a garantir que a informação que é transmitida para o público deve ter na farmácia e no farmacêutico o seu primeiro ponto de referência para o alívio e tratamento das situações de saúde de menor gravidade. E que o recurso a uma consulta médica só deverá acontecer se os sintomas persistirem durante mais de cinco dias.

Em que situações é que posso Tratar de Mim?

A lista das situações em que pode tratar de si está disponível em www.apifarma.pt/tratardemim. Sempre que for à farmácia aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Em que situações é que devo recorrer ao meu médico de família?
Sempre que os seus sintomas persistirem durante mais de cinco dias ou agravarem após a toma de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. Nestas circunstâncias deverá recorrer ao seu médico assistente.
Qual a duração do programa?
O programa Tratar de Mim é um projecto de médio- longo prazo que teve início em 2015 e a partir do qual se vão fixando novos objectivos estratégicos.
O que é o Jogo Tratar de Mim?
Um dos objectivos do programa consiste em alargar aos mais jovens a informação sobre saúde e a promoção de hábitos de vida saudável.
O jogo foi desenvolvido para crianças dos 7 aos 12 anos de idade. É composto por um tabuleiro, 48 cartões de perguntas e respostas, uma folha com 8 autocolantes, uma caderneta e um saco com um dado e quatro pinos. À medida que as crianças respondem acertadamente às questões ganham um autocolante para colar na caderneta que é um “armário de medicamentos”. No fim do jogo, as crianças ficam com a informação que permitirá organizar, juntamente com os pais, o armário de medicamentos em casa. 
Onde posso encontrar o Jogo Tratar de Mim?
O Jogo Tratar de Mim está disponível online para download. Em Abril de 2018 foi distribuído a todas as escolas do país. E é, desde 2016, uma das actividades disponíveis para as crianças que visitam o espaço “Farmácia/Laboratório Saúde” da KIDZANIA, em Lisboa.
Alguns indicadores

Em Portugal, o SNS registava 37 milhões de consultas/ano em 2012 (em 1998 registavam-se 32 milhões de consultas/ano). (Fonte: INE, 2015)

Fale connosco

Tem alguma questão sobre o nosso site, serviços e áreas de intervenção?

Contacte-nos