Há 17 anos demos um passo em frente no aprofundamento do diálogo e no reforço do papel representativo da sociedade civil ao criar a Parceria com Associações de Doentes. Soubemos, desde logo, que a Indústria que represento só tem verdadeiramente sentido se estiverem reunidas duas vertentes, que são os pilares da sua razão de ser: a primeira é sem dúvida nenhuma a investigação; a segunda são as vantagens que essa investigação traz a todos nós, o modo como melhora as condições de vida dos doentes.
Vivemos tempos muito difíceis. Quer para a Indústria Farmacêutica, quer para os Doentes. Mas não queremos que estas dificuldades nos esgotem na nossa insignificância, porque cremos que são os Doentes, os destinatários dos nossos esforços e da nossa missão. E por isso vale a pena lutar!
Com o diálogo e a informação, a Indústria Farmacêutica pode orientar as suas pesquisas e encaminhar com mais precisão os seus objectivos. Para além disso, com a proximidade, a apercebemo-nos de uma forma mais profunda das necessidades e dificuldades dos Doentes que, partilhadas, se mitigam.
Queremos contribuir com mais uma etapa através da criação da Plataforma Somos Doentes e que esta represente mais uma batalha por uma voz ainda mais audível dos Doentes. Temos consciência do muito que há a fazer para o aprofundamento da nossa Parceria, mas esta é mais uma prova de que não vivemos de intenções. Esperamos, pois, com a divulgação desta nossa plataforma digital possamos contribuir para o conhecimento das doenças em Portugal e para a divulgação do nosso trabalho conjunto.
João Almeida Lopes
Presidente da Direcção da APIFARMA